Museu do Garimpo e Parque Sempre Viva

Museu Vivo do Garimpo

Inaugurado em dezembro de 2006 no Parque Municipal de Mucugê o Museu do Garimpo visa propiciar ao visitante uma volta ao passado onde uma casa de antigos garimpeiros foi restaurada e adaptada para receber um acervo que por si só conta e retrata o pujante Ciclo da mineração de diamantes na Bahia, maquinas inglesas do século XIX usadas para lapidação de diamantes, estão expostos, todo o ferramental que os garimpeiros utilizavam, réplicas dos maiores diamantes já encontrados, diamantes naturais, quimberlitos, carbonados e amostras dos conglomerados diamantíferos da Chapada Diamantina, visite e conheça muito mais sobre o riquíssimo ciclo da Mineração de Diamantes na Bahia, VISITAR O MUSEU É REVIVER A HISTORIA DO GARIMPO NA BAHIA.

Projeto Sempre Viva

O Parque Municipal de Mucugê foi inaugurado em 17 de maio de 1999 para abrigar o Projeto Sempre Viva, que tem como objetivo a preservação de ecossistemas de domínio montano rupestre. Em especial, uma variedade de sempre-viva endêmica de Mucugê (Comanthera mucugensis Giulietti) que se encontrava ameaçada de extinção. Dispõe também de um sistema de informações geográficas, promove educação ambiental para escolas de todo Brasil. Por suas ações, este projeto acumula vários títulos e prêmios. Em 2006, o município de Mucugê recebeu do Instituto da Biosfera e do Instituto IBRAE-RJ o título de destaque Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Com uma arquitetura inspirada nas antigas casas dos garimpeiros, o Parque possui uma ótima infra-estrutura, com laboratório, escritório, centro de visitantes, estacionamento, alojamentos para pesquisadores e o Museu Vivo do Garimpo onde o visitante pode deliciar-se da história da mineração de diamantes na Bahia, conhecendo também diamantes e carbonados naturais, máquinas de lapidação inglesas do século XIX, todo o ferramental que o garimpeiro utilizava e muito mais.O Parque mantém parceria com universidades da Bahia e já soma mais de 50 trabalhos de pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós doutorado, várias delas com as sempre-vivas de Mucugê. Ainda dentro do Parque, é possível conhecer as cachoeiras: Piabinha e Tiburtino.

WhatsApp chat