Cachoeira do Buracão

A Cachoeira do Buracão é um atrativo obrigatório para quem vem para a Chapada Diamantina. São 85 metros de queda em meio a imponentes cânions, num visual deslumbrante!

Para visitar a Cachoeira é obrigatória a contratação de um guia local de Ibicoara. Na entrada da cidade, após o posto de gasolina está a associação de guias, e é lá que se contrata o serviço. O valor da guiada é padrão, e além do valor do guia, é cobrada uma taxa por pessoa para entrar no Parque Municipal.

A portaria do Parque fica distante 28km (estrada de chão) do centro de Ibicoara. Até chegar a cachoeira, são 3km de caminhada. A caminhada é leve, basicamente seguindo o rio, com relevo leve.

Antes de chegar no Buracão, há outras cachoeiras: Buracãozinho, Orquídeas e Recanto Verde. A Cachoeira do Buracãozinho só pode ser avistada. Já a das Orquídeas é ideal para um banho, na verdade uma hidromassagem natural! A do Recanto Verde é incrível, pois surge em meio ao paredão de pedra, e ao tocar o solo ela some novamente.

Chegando ao cânion do Buracão, há duas opções de chegar à cachoeira, ou andando pelas pedras na parede do cânion ou flutuando contra a correnteza. Chegado ao poço, se vislumbra a imponente queda! Muito emocionante!

WhatsApp chat